Prefeitura oferece capacitação sobre coleta seletiva

07/08/2014 10:48

Prefeitura oferece capacitação sobre coleta seletiva

DONA INÊS-PB. Representantes de Secretárias do município, comerciantes, funcionários públicos e representantes da sociedade civil organizada, participaram nesta terça-feira, 05 de Agosto, de uma capacitação sobre coleta seletiva, aonde foi discutido o destino correto dos resíduos sólidos. A capacitação oferecida pela Secretaria de Administração, em conjunto com outras secretarias, ocorreu no auditório do prédio da Prefeitura. 

 

Jairo, Secretário de Administração do Município, disse que o objetivo principal da capacitação foi definir a questão dos resíduos sólidos, visando a coleta seletiva que deve ser iniciada já no dia 02 de Setembro. A capacitação serviu ainda para passar informações de como ocorrerá a coleta desses resíduos, lembrando que para o aterro sanitário, só irão os dejetos. “É preciso saber selecionar o lixo para que seja dado o destino correto”. Destacou Jairo.

 

José Batista, responsável pela JOBAFI – Consultoria e Serviços – disse que a capacitação é o ponta pé inicial para a implantação da coleta seletiva no município. De acordo com o profissional, tem sido um grande desafio a implantação da coleta seletiva, e em outros municípios o desafio é ainda maior, pois também é necessária a implantação de um aterro controlado. “Dona Inês está bem na frente, comparado a outros municípios, que ainda estudam meios para a implantação do aterro controlado – aterro sanitário-“. Destacou.

 

Sobre o aterro sanitário, o Secretário explicou que o projeto já está com a FUNSA e que ainda este mês, uma técnica da FUNASA estará no município para estudar o local. O município, através da União, já dispõe de mais de 600 mil para iniciar o projeto. Jairo ainda disse que o município se comprometeu em administrar o aterro sanitário e que a ADESPADI (Associação para o Desenvolvimento Sustentável e Proteção Ambiental do Município de Dona Inês), ficará responsável pela coleta dos resíduos sólidos.  

 


Fonte: Coneção Notícia com Assessoria com Assessoria da Prefeitura de Dona Inês-PB.