Diocese de Guarabira ganhará mais dois padres

21/07/2014 18:32

Diocese de Guarabira ganhará mais dois padres

Na próxima sexta-feira, 25, às 19h, na Catedral de Nossa Senhora da Luz, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena ordenará dois novos sacerdotes para a Diocese de Guarabira. Os futuros padres são os atuais diáconos: Iran de Sousa Ferreira e José Arimateia Vieira de Lima.

Rito de Ordenação

O futuro Padre Arimateia (foto) passará pelo Rito de Ordenação que será realizado pelo Bispo Dom Lucena, responsável direto pela consagração dos novos presbíteros.

O Rito de Ordenação ocorre dentro do contexto da Santa Missa. Depois de ter sido chamado para a frente e apresentado à assembleia, o candidato é questionado. Ele promete com diligência desempenhar as funções do sacerdócio, respeitando e obedecendo aos seus superiores religiosos. Em seguida, o candidato se prostra diante do altar, enquanto os fiéis reunidos se ajoelham e rezam, cantando a Ladainha de Todos os Santos.

A parte essencial do rito é quando o bispo impõe as mãos em silêncio sobre o candidato (seguido por todos os sacerdotes presentes), antes de oferecer a oração consagratória, dirigida aDeus Pai, invocando o poder do Espírito Santo sobre aquele que está sendo ordenado.

Após a oração consagratória, o recém-ordenado é investido com uma estola e uma casula, pertencentes ao Sacerdócio Ministerial, em seguida, o bispo unge as mãos com crisma antes de apresentá-lo com o cálice sagrado e a patena que ele vai usar quando presidir à Eucaristia. Depois disso, os dons do pão e do vinho são apresentadas pelo povo e dado ao novo padre. Então, todos os sacerdotes presentes, concelebram a Eucaristia com o recém-ordenado tomando o lugar de honra à direita do bispo. Se houver vários recém-ordenados, são eles que se reúnem mais próximo do bispo durante a Oração Eucarística.

A imposição das mãos do sacerdócio é encontrado em 1 Timóteo, 4:14: “Não desprezes o dom que você tem, o que foi conferido a você através da palavra profética com imposição das mãosdo presbítero“.

O celibato

O ainda Diácono Iran (foto) está consciente que os padres católicos, especialmente os de rito latino (ocidental), ao serem ordenados (consagrados), adotam um estilo de vida celibatário, que compreende a proibição do casamento e portanto de uma esposa (para que se dediquem inteiramente à Igreja), já que concubinas não são permitidas. O celibato no rito latino é imposto como condição ao assumir o cargo pretendido. Na Igreja Católica de rito oriental, a opção dos padres pelo celibato é voluntária, podendo estes se casar, se assim o desejarem. A Igreja Católica reconhece tanto os padres celibatários como os casados. O celibato já era uma opção considerável na Igreja Católica de rito latino desde o início do século IV d.C. e foi fortemente favorecido durante o pontificado de São Leão Magno (440-461). Porém, no rito latino, o celibato só se tornou obrigatório e plenamente implementado pelo Primeiro Concílio de Latrão (1123), Segundo Concílio de Latrão (1139),Quarto Concílio de Latrão (1215) e Concílio de Trento (1545-1563).

Por Rafael com Wikipédia

 

 


Fonte: Conexão Noticias com noticiapb