DONA INÊS-PB. Câmara de Vereadores empossa Vereadores do Parlamento Jovem

13/08/2014 12:42

DONA INÊS-PB. Câmara de Vereadores empossa Vereadores do Parlamento Jovem

A câmara Municipal de Dona Inês realizou na noite desta segunda-feira, 11 de Agosto, mais uma sessão ordinária. Durante a sessão foram empossados nove jovens vereadores que participam do projeto “Parlamento Jovem”.

 

O Presidente da Casa Legislativa, Demétrio Ferreira, autor do Projeto que criou o Parlamento Jovem disse está muito feliz em poder ver a concretização de um projeto tão importante. “O que estamos vendo hoje é a concretização de um projeto muito importante aonde esses jovens serão estimulados a conhecer e participar da dinâmica do Legislativo Municipal, sensibilizando os membros do Legislativo para as questões juvenis”. Declarou o Vereador.

 

Um dos objetivos do Parlamento Jovem é propiciar aos jovens um espaço para a reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Municipal, o funcionamento da Câmara Municipal e a importância da participação política numa sociedade democrática, estimulando o seu envolvimento em situações práticas de pesquisa, debate, negociação e realização de escolhas e contexto do Parlamento. Outro objetivo é o de integrar os jovens na discussão de temas e proposições de ações que possam promover o bem público e a participação política. 

 

Dos 27 que registraram candidaturas, 25 alunos disputaram e entre estes, 9 foram eleitos.

 

Sobre o Projeto

O Parlamento Jovem foi criado na Câmara Municipal de Dona Inês pelo Projeto de Resolução Nº 001/2014, de autoria do Vereador Demétrio Ferreira. Trata-se de uma resolução que autoriza jovens de 12 a 15 anos de idade, matriculados no ensino fundamental do 6º ao 9º ano, a conhecer de perto os trabalhos da Casa Legislativa, onde eles terão uma vez por mês, num período de quatro meses, uma sessão ordinária onde discutirão sobre assuntos que lhe são convenientes.

No final do ano o trabalho dos jovens, resultará na construção de um projeto que deve ser votado pelos vereadores titulares da Casa.

 


Fonte: Coneção Notícias e Assessoria da Câmara Municipal de Dona Inês-PB